Nosso Negócio

Tecnologia ILP

Com uma cultura organizacional vanguardista, a COLAB, por meio do Programa de Integração Lavoura Pecuária, uma tecnologia considerada a Revolução agrícola dos trópicos, aliou produtividade e preservação ambiental. Há 4 anos, o plantio de soja foi integrada à produção, trazendo diversos benefícios ao negócio e ao desenvolvimento sustentável.

A estratégia de produção adotada visa aproveitar de maneira inteligente o uso da terra, integrando a lavoura e a pecuária, preservando o solo e aumentando a biodiversidade, otimizando a utilização dos recursos naturais disponíveis. Nosso próximo passo, será a integração da floresta, melhorando a neutralização do gás carbônico e aumentando o conforto térmico dos animais.

Uma vantagem importante que o sistema ILP proporciona, é a possibilidade de produzir uma arroba de boi mais barata.
No começo do projeto foram feitas parcerias com agricultores, que entravam com todo trabalho agrícola, sendo feito um contrato de arrendamento de dois anos por área, onde o agricultor fazia correção de solo, curvas trilho de gado, e no final do contrato entregava a área reformada.

Em 2018 em uma das fazendas o grupo assumiu o processo. Num primeiro momento com serviço totalmente terceirizado, e a partir da safra 2021/22, somente a colheita tem sido terceirizada.

A diversificação de atividades das fazendas também promove ganhos sociais.  Hoje são duas fazendas em uma; produzimos carne e soja. Trazendo novas oportunidades de emprego, e capacidade de melhoria na renda do colaboradores.

PECUÁRIA BOVINA

A Colaboradores do Brasil, na busca constante por melhores resultados dentro de suas propriedades, na atividade da pecuária de corte, nos últimos anos tem focado na cria.

Para isso, as pastagens das Fazendas integram um sistema rotativo entre plantio de soja e pastagem, que auxilia na nutrição do solo e intensificam a produção de alimento dentro de uma mesma área – o denominado sistema de integração lavoura-pecuária. 

Trabalha com estação de monta, que é definida para que os nascimentos dos bezerros sejam ajustados para melhor condição climática (nascendo na época menos úmida para evitar doenças, e desenvolvendo na época de melhores pastagens), e desmamando na época de melhores preços de venda.

AGRICULTURA

A agricultura foi incorporada a operação das fazendas da Colaboradores do Brasil, com a adesão ao Programa ILP (Integração lavoura pecuária), em 2015, com a finalidade de recuperar pastagens degradadas, e melhorar a capacidade de lotação das pastagens. Com isso, melhorando a qualidade do solo, reduzindo custos de produção, e assim obtendo melhores resultados, que são os pilares da agricultura sustentável:

1 – economicamente viável

2 – ecologicamente correto

3 – socialmente justo.

Com esta estratégia visa além de manter o processo de reformas e manutenção das pastagens a um custo baixo, ter o incremento da renda da agricultura. Buscando Sempre potencializar o uso da terra.

TECNOLOGIA IATF

A fazenda também faz uso da IATF (Inseminação artificial em tempo fixo), conseguindo com isso maior facilidade na implantação e manutenção da estação de monta, melhoria genética tanto dos animais a serem vendidos, como as fêmeas para reposição do plantel de matrizes.

Na IATF, utiliza sêmen de touros Nelore, para formação das futuras reprodutoras, e sêmen de Angus, para produzir o cruzamento industrial.

Atualmente as matrizes passam por um protocolo de inseminação, e as não prenhes vão para repasse com Touros Nelore. Todo o manejo tanto no curral é feito de forma racional, visando o bem-estar dos animais e seu melhor desempenho, e no manejo sanitário os medicamentos e insumos utilizados são regulamentados pelas leis sanitárias.

UMA SEMENTE QUE CARREGA UMA BOA NOTÍCIA